Entrevista com a atriz Paige O’Hara


A Bela e a Fera

 

Em celebração ao festejado lançamento de “A Bela e a Fera – 3D”, o portal ShockYa decidiu entrevistar ninguém menos que Paige O’Hara, a dubladora original dos diálogos e canções da protagonista Bela. A renomada atriz e cantora até hoje é mundialmente conhecida por ter emprestado sua voz à uma das princesas mais queridas da Disney. Veterana dos palcos nova-iorquinos, O’Hara já fez parte dos musicais “Showboat”,Les Miserables”, The Mystery of Edwin Drood” e Oklahoma!”, dentre outras montagens teatrais e shows (incluindo seu próprio espetáculo, “From Belle to Broadway”). Em sua carreira como cantora, ela lançou os discos “Loving You: Paige O’Hara Sings Jerry Herman” e “Dream With Me”. Em 2011, Paige O’Hara foi oficialmente nomeada como uma legítima Lenda Disney, em companhia de outras famosas dubladoras como Jodi Benson (Ariel) e Linda Larkin (Jasmim).

Mas enfim, confira esta interessante entrevista a seguir, na íntegra.

 

 

ShockYa: Bem, você é Bela, digo, você é a voz de Bela. Qual característica da personalidade de Bela você sempre mais admirou? A única coisa que você acredita que faz com que ela se destaque em comparação com as outras princesas Disney?

Paige O’Hara: Eu amo o fato dela ser independente e ter como objetivo apenas aprender sobre a vida e os livros. Ela não está sozinha, desejando se libertar e encontrar apenas o seu Príncipe Encantado, o seu homem dos sonhos. Na verdade, ela é mais independente do que isso. Eu também amo o fato dela estar totalmente disposta a sacrificar sua vida pelo seu pai. Penso que é uma qualidade incrível desta personagem, trazida por Linda Woolverton. Em seguida, é claro, ela se apaixona por Fera, mas, ao mesmo tempo, Bela é capaz de enxergar o passado do mesmo jeito que ele olha para o mundo exterior, e ela consegue ver a sua alma. Bela se apaixona por ele não devido à sua aparência, mas sim pela pessoa que ele é. Eram várias novidades, reunidas em condutas inéditas, para uma Princesa Disney.

ShokYa: Muitas pessoas, de fato, consideram que ela seja a mais inteligente das Princesas Disney, já que Bela prefere ler um livro e saber mais sobre o mundo ao invés de ficar apenas sentada em casa, ansiando pelo seu príncipe.

Paige O’Hara: Com certeza! É exatamente o que ela é e isto faz dela um modelo incrível para as crianças que veem o filme agora. Inclusive, sei que a Disney fez até uma pesquisa na qual descobriu que, realmente, várias meninas passaram a ler muito mais livros desde o lançamento original do longa, o que, sem dúvidas, é ótimo.

 

 

ShokYa: Como foi o processo de dublagem na época com Robby Benson (dublador de Fera)?

Paige O’Hara: O processo de gravação foi incrível. Robby (Benson) e eu trabalhamos no filme por mais de dois anos. Conseguimos até convencê-los a nos deixar gravar juntos, o que o estúdio não costumava fazer. Eles, normalmente, isolavam você dentro de uma cabine. É claro, demorou mais tempo e dinheiro para colocar-nos unidos, todavia, em uma última análise, o desenvolvimento dessa relação entre Bela e Fera foi melhor construído porque estávamos juntos. Robby é um grande ator e ele, certamente, fez com que meu desempenho melhorasse bastante. E eu sou muito grata a eles por terem permitido que fizéssemos dessa maneira. Eles realmente não se preocupavam com os gastos neste filme, eles tomaram o tempo. De fato, houve uma sequência que levou vários meses para ser finalizada – “Be Our Guest”, música que, originalmente, era dedicada a Maurice, o pai. A equipe percebeu que ela precisava ser cantada para Bela e, desse modo, acabou jogando fora meses e meses de trabalho, retornou e refez todo o processo e toda a música. Então, este filme foi, realmente, um trabalho de amor para eles. Eles não se apressavam para terminá-lo, apenas levavam o seu tempo fazendo a coisa certa.

ShokYa: Você emprestou sua voz à Bela várias vezes desde “A Bela e a Fera”; como se sente ao saber que você já faz parte da família Disney para sempre? Afinal, sempre quando é mencionado o seu nome você está automaticamente associada à Bela.

Paige O’Hara: Eu sei. Essencialmente, eu me sinto muito abençoada. Eu fui uma atriz que trabalhou bastante em toda a sua carreira e em sua vida inteira, mas ao fazer isso eu recebi uma sensação de segurança ao longo da vida e uma capacidade de fazer um trabalho constante, porque eu sempre vou ser a voz de Bela. A cada seis anos há uma nova geração de crianças que a ama e isto proporcionou uma grande liberdade em minha carreira. Além disso, recentemente, eu tenho pintado para a Disney – agora eu sou uma artista da Disney. É também outra coisa maravilhosa, trabalhar como uma artista com eles e pintar retratos de Bela, Fera e outras personagens.

 

Paige O’Hara

 

ShockYa: Onde podemos ver o seu trabalho artístico? Adoraria dar uma olhada.

Paige O’Hara: Definitivamente, verifique-o sim! Está presente no Disney Fine Art.com. Você também pode visitar o meu site, onde, provavelmente, achará mais pinturas minhas - Paige O’Hara.net.

ShockYa: Existem lembranças divertidas envolvendo Robby Benson no processo de gravação?

Paige O’Hara: Ah sim, foi incrível. Ele foi contratado um mês depois que eu estava lá. Houve até um artigo que foi publicado no The Hollywood Reporter ou em uma daquelas revistas que falavam sobre mim, Angela Lansbury e outros atores da Broadway presentes no elenco. Eles entenderam o elenco, mas, em seguida, perguntaram: “O que há com Robby Benson?”. Mas Robby Benson é um ator brilhante e ele tem esse tipo de gama vocal, conhecemos o seu talento em termos de trazer esse tipo de coração para a personagem, mas, vocalmente, ele não precisa fazer nada para mudar sua voz. Algo fascinante sobre Robby era que ele tinha essa voz grande e assustadora, mas ele também passava a sensação de que havia um garoto de vinte anos debaixo dela. Você ainda pode acreditar que há uma voz de vinte anos de idade por trás dele. O outro Fera que haviam contratado era apenas um pouco demasiado assustador. Você não podia ouvir esse elemento extra em sua voz. Só quando Robby entrou para o elenco que tudo isso, enfim, foi conectado. Ele realmente é o coração e a alma deste filme.

 

Paige O’Hara e Robby Benson

 

ShockYa: E o que você está fazendo no palco atualmente?

Paige O’Hara: Tenho vivido em Las Vegas há alguns anos e agora estou começando o sétimo ano de “Menopausa: O Musical”. Eu estou jogando o sabão do envelhecimento das estrelas, tal como Susan Lucci. Ela é o oposto de Bela: é meio vaidosa e totalmente malcriada. É uma espécie de peça maravilhosa, pois fala tudo sobre a aceitação da meia-idade e de como devemos abraçá-la em vez de termos medo dela. Portanto, ser capaz de fazer isso todas as noites mantém minhas costeletas unidas. Dura uma hora e meia, estamos muito engraçados, fazemos as pessoas rirem, cantamos algumas canções fabulosas e… é isso! É um bom show.

ShockYa: Uma vez que você faz parte da família Disney e, certamente, já assistiu muitos filmes do estúdio, o que você gosta nos outros filmes de princesa da Disney que seja diferente do seu longa?

Paige O’Hara: Eu amo todos eles. Eu amo “Mulan”, “A Pequena Sereia” e eu amo “Branca de Neve e os Sete Anões“. Eu amo todos eles por razões diferentes. Cada princesa possui uma pequena qualidade própria que as torna especiais. Bela é, definitivamente, a mais inteligente de todas elas. Todas são maravilhosas de acordo com sua própria maneira.

“A Bela e a Fera” em Terceira Dimensão chega aos cinemas brasileiros daqui a uma semana apenas, no dia 03 de Fevereiro de 2012!

 

A Bela e a Fera” é uma das animações mais aclamadas e apreciadas de todos os tempos e está prestes a lhe conquistar. Siga as aventuras de Bela, uma jovem brilhante que se encontra dentro de um castelo de um príncipe que foi transformado em uma fera. Com a ajuda dos funcionários encantados do castelo, Bela logo aprende a lição mais importante de todas – que a verdadeira beleza está dentro de nós.

 

 

Por Luís Fernando

Tags: , , , , , , ,

border= border=

3 Comments

  1. JA_Junior (Reply) on sexta-feira 27, 2012

    Mais uma ótima entrevista! Obrigado por disponibilizarem a tradução.

     
    • BelotoCabral (Reply) on sexta-feira 27, 2012

      Não tem de quê! Disponha! :-D

       
  2. Lucas Moura Quaresma (Reply) on sexta-feira 27, 2012

    Muito legal

     

Leave a Comment

Banner