Curiosidades de ALICE de Tim Burton


Alice no País das Maravilhas, Destaques



  • RESIDÊNCIA DIVINA – O escritório em Londres do diretor Tim Burton pertenceu a Arthur Rackham, o famoso ilustrador inglês de livros que criou desenhos icônicos para a edição de 1907 de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas.
  • A QUESTÃO É QUEM É VOCÊ? – Lewis Carroll é, na verdade, o nome artístico do reverendo Charles Lutwidge Dodgson, um acadêmico em matemática da Universidade Christchurch em Oxford, na Inglaterra.
  • PAÍS DAS MARAVILHAS, NÃO MUNDO SUBTERRÂNEO – Mundo Subterrâneo é a mesma terra fantástica que Alice visitou quando criança – mas, de acordo com a roteirista Linda Woolverton –, ela entendeu mal e achou que era País das Maravilhas. Woolverton diz que Mundo Subterrâneo faz parte da Terra e encontra-se em algum lugar bem embaixo do nosso mundo. Iniciou-se um período ruim desde que a malvada Rainha Vermelha assumiu o trono, mas é uma verdadeira terra das maravilhas, o que pode explicar por que a garota que entendeu mal seu nome foi chamada de volta para ajudar a devolver a glória do lugar.
  • QUASE ALICE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS deu origem a dois CDs musicais, incluindo a trilha sonora do filme, apresentando a extraordinária trilha do compositor Danny Elfman, e “Almost Alice”, uma compilação de 16 canções com as canções apresentadas durantes os créditos iniciais e finais do filme, escritas e interpretadas por Avril Lavigne, além de canções de artistas que se inspiraram no filme, entre eles: All American Rejects, 3OH!3, The Cure’s Robert Smith, Franz Ferdinand e Shinedown. O título do disco, “Almost Alice” vem de uma frase do filme. Tudo no Mundo Subterrâneo aguarda o retorno de Alice desde sua primeira visita quando criança, mas quando ela volta, ninguém, inclusive a própria Alice, acredita que ela é a Alice certa, a Alice confiante e corajosa que todos conheceram. Por fim, a sábia lagarta diz que ela é quase Alice.

  • DESIGNS DE DEPP – O ator Johnny Depp passa por uma longa preparação em cada um de seus papéis e a preparação para interpretar o Chapeleiro Maluco não foi exceção. Muito antes de a produção iniciar, o ator começou a fazer pinturas com aquarelas representando como seria o visual do Chapeleiro Maluco e descobriu mais tarde que sua visão era bastante similar da do diretor Tim Burton. 
  • ANEL INDICADOR DE HUMOR É O CHAPELEIRO MALUCO? – O Chapeleiro Maluco sofre de envenenamento por mercúrio, uma doença comum e triste que afligia muitos chapeleiros de antigamente que usavam o produto químico com regularidade em seu ofício.  Depp e Burton destacaram a loucura do Chapeleiro ao mostrar, literalmente, as muitas mudanças de humor através da maquiagem e do guarda-roupa, criando virtualmente um anel indicador de humor humano.
  • MUDANÇAS – Mia Wasikowska que interpreta Alice tem, na verdade, 1,62, mas Alice muda de tamanho ao longo de suas aventuras no Mundo Subterrâneo, indo de pouco mais de 15 cm a 6m). A produção trabalhou muito para usar métodos práticos em vez de efeitos especiais e frequentemente colocava Alice em cima de uma caixa de maçãs para fazê-la ficar mais alta do que todos os outros.
  • BEBA-ME – A poção que Alice bebe para encolher é chamada de Pishsolver. O bolo que ela come para crescer chama-se Upelkuchen.
  • DOCE E AMARGO – A atriz Anne Hathaway, que interpreta a Rainha Branca em Alice no País das Maravilhas, decidiu que sua representação do personagem seria totalmente baunilha. Afinal de contas, a Rainha Branca tem os mesmos genes da malvada Rainha Vermelha, por isso Hathaway visualizou uma “pacifista vegetariana punk rock” e inspirou-se em Blondie, Greta Garbo, Dan Flavin e Norma Desmond. 
  • FUTTER-O QUÊ? – Futterwacken é o termo usado para descrever a dança que os habitantes do Mundo Subterrâneo dançam quando estão muito felizes. O compositor Danny Elfman foi desafiado quando chegou a hora de criar uma música para dança. Ele compôs quatro peças diferentes para o diretor, cada uma delas muito divertida e singular e, como diz Elfman: “ultrapassando os limites do que poderia ser aceitável.”
  • OS TWEEDLES -O ator Matt Lucas que interpreta os irmãos gêmeos gorduchos, que constantemente discordam um do outro e cujas conversas confusas fazem pouco sentido para qualquer um menos para eles. Lucas, contudo, não interpretou Tweedledee e Tweedledum ao mesmo tempo (por alguma razão). O ator Ethan Cohen foi chamado para interpretar o Dum enquanto Lucas fazia o Dee (e vice versa) durante a filmagem, mas ele não será visto na tela. 
  • CAPTURANDAM? - É uma criatura desagradável, faladeira e malcheirosa com um grande corpo asqueroso e a cara amassada e cheia de dentes, como os de um violento buldogue.  A criatura deixa Alice com uma dolorosa lembrança do terrível reinado da Rainha Vermelha.

  • TIRANDO AS MEDIDAS – Quando chegou a hora de criar os figurinos sempre em mutação de Alice para Mia Wasikowska, o trabalho parecia ter sido feito sob medida para a figurinista Colleen Atwood. O personagem usa uma variedade de trajes diferentes, incluindo um supostamente feito das cortinas da Rainha Vermelha e até uma armadura. Atwood teve que achar tecidos em diferentes escalas, e criar figurinos para Mia que ajudassem a ilustrar suas mudanças de tamanho.
  • APENAS A CABEÇA – Crispin Glover interpreta Stayne, o Valete de Copas, mas só sua cabeça aparece na tela. O corpo do personagem, que tem quase 2,30m de altura é gerado por computação gráfica. No set, Glover veste um traje verde e um par de pernas de pau para ficar mais alto. Seu rosto foi totalmente transformado para o papel (incluindo um tapa-olho e uma cicatriz). Para o filme final, o figurino completo de Stayne, corpo e até seu manto foram feitos em CGI. Só seu rosto é real.
  • APENAS O ROSTO – Helena Bonham Carter passou por três horas de maquiagem todas as manhãs para se transformar na cruel Rainha Vermelha. Com a ajuda do maquiador profissional Vallie O’Reilly, a atriz foi coberta de pó de arroz branco, muita sombra azul nos olhos, sobrancelhas pintadas e perfeitas e lábios pintados em forma de coração. A equipe de efeitos especiais aumentou a cabeça de Bonham Carter na pós-produção, criando um visual final para a grande cabeça da Rainha.
  • SURPRESA NA SOLA – A figurinista Colleen Atwood acrescentou corações vermelhos nas solas dos sapatos da Rainha Vermelha, visíveis quando a mimada real coloca seus nobres pés sobre um porquinho vivo transformado em descanso para pés.
  • PERNAS DE PAU – Depois de Crispin Glover, que passou grande parte do tempo em cima de pernas de pau durante a produção, luxar o tornozelo em cena, ele era sempre seguido no set por um dublê inteiramente vestido de verde apenas para protegê-lo caso ele caísse de novo.
  • COELHOS –Tim Burton queria que os personagens animais do Mundo Subterrâneo tivessem aparência real e não a de desenho animado. Então, antes de criar o Coelho Branco, os animadores passaram um dia em um abrigo para coelhos abandonados, observando os animais e os filmando para capturar as nuances dos coelhos mastigando e mexendo o nariz.

  • 2D a 3D – O diretor Tim Burton resolveu filmar em 2D e converter depois em 3D. O diretor ficou tão impressionado com a conversão de seu filme O Estranho Mundo de Jack, que preferiu fazer igual com Alice.
  • SUPERVISOR DE SUPER SFX – Tim Burton chamou o lendário guru de efeitos especiais Ken Ralston e a Sony Imageworks para criarem o fabuloso mundo de O País das Maravilhas e seus habitantes. Ralston (cujos créditos incluem o original Star Wars, e ainda Forrest Gump – O Contador de Histórias e O Expresso Polar) e sua equipe concluíram mais de 2.500 cenas de efeitos visuais no total. Enquanto a equipe usava uma combinação de ação ao vivo, animação e várias outras técnicas de efeitos, a tecnologia de captura de movimento não foi usada no filme. 
  • TUDO VERDE – Para representar os personagens digitais no set, a produção usou silhuetas de papelão, modelos em tamanho real ou homens vestidos de verde com olhos fixos em várias direções da anatomia para ajudar os atores com o posicionamento dos olhos e dar a eles algo com o que reagir e interagir.
  • CABELOS –Quando os animadores procuravam fotos de referências de lagartas de verdade, perceberam que elas tinham pelos. Então, Absolem a Lagarta, recebeu tratamento de pelos em CG.
  • A REALIDADE – Poucos cenários foram construídos para O País das Maravilhas. De fato, só três versões do quarto redondo (onde Alice chega depois de cair na toca do coelho) e a masmorra da Rainha Vermelha eram cenários verdadeiros. Os outros foram criados por computação gráfica.
  • OS OLHOS – Os olhos do Chapeleiro Maluco foram ligeiramente aumentados em 10 a 15 por cento em relação aos olhos de Johnny Depp.
  • NA REDE – Quando os animadores começaram a desenhar o pássaro Dodó, o primeiro lugar que buscaram referência foi o Google Image Search, seguido pelo Museu de História Natural de Londres.
  • CABEÇA GRANDE – Uma câmera especial de 4K de alta definição chamada Dulsa com 4.000 linhas de resolução foi usada para filmar a Rainha Vermelha interpretada por Helena Bonham Carter de modo a permitir que sua cabeça fosse aumentada em até duas vezes na pós-produção sem perder a qualidade da imagem.

 

Por

Tags: , , , , ,

border= border=

8 Comments

  1. Cristina (Reply) on terça-feira 6, 2010

    Johnny Depp! I love him, veeeeeery muuuuuuch!

     
  2. lina (Reply) on terça-feira 6, 2010

    não vi ainda o alice no pais da maravilha

     
  3. Lia (Reply) on terça-feira 6, 2010

    Depois de ler essa reportagem fiquei AINDA MAIS loucaaa pra ver o filme! Principalmente as mudanças de cores do Johnny Depp! Esse cara é tudo de bom!

     
  4. Nathy (Reply) on terça-feira 6, 2010

    alice é muito bom tim burtom e todo o elenco estão de parabéns!!!

     
  5. giulia (Reply) on terça-feira 6, 2010

    adorei o filme o que mais gostei foi os perfeitos detalhes como as bolas brancas na espada vorpal ou as janelas do castelo da rainha vermelha seja enfeitadas com coracoes vermelhos e outras coisas.

     
    • ISABELLE (Reply) on terça-feira 6, 2010

      É VERDADE!!!

       
  6. mia wasikowska (Reply) on terça-feira 6, 2010

    i love alice in wonderland,the drink me,the eat me…

     
  7. emanuelle (Reply) on terça-feira 6, 2010

    johnny depp! i love him, veeeeeeeeeery muuuuuuuch!in wonderland,the drink me, eat me….

     

Leave a Comment

Banner