ESPECIAL: A História de Walt Disney | Parte 1

20

Em comemoração ao primeiro ano de Disney Mania,  preparamos um mega-especial contando a História do querido pai de Mickey Mouse,  o Walt Disney.

Desde o seu nascimento até o grande império deixado por ele após a sua partida, com destaques dos principais personagens por ele criados.

Esperamos que você curta conosco em grande estilo essa comemoração sabendo um pouquinho mais sobre como surgiu a magia Disney se tornando mania. Aproveite!


.

 

Walter Elias Disney nasceu no dia 5 de dezembro de 1901, em Chicago, nos Estados Unidos. Era um dos 5 filhos de Elias Disney e Flora Call Disney (4 rapazes e uma moça).

Passou a maior parte de sua infância numa fazenda em Marceline, no Missouri, localizado na região centro-oeste dos Estados Unidos.

Foi um período muito difícil para o menino, devido aos castigos impostos pelo pai, Elias Disney (1859-1941), homem bastante severo. Depois de descobrir que não tinha uma certidão de nascimento, alimentou a idéia de que era filho adotivo. Esse fato iria influenciar algumas de suas atitudes posteriormente.

Walt demonstrou, desde muito novo, interesse pela arte. Para fazer dinheiro extra vendia, com frequência, desenhos aos seus vizinhos.

Walt jamais teve qualquer apoio dos pais com relação ao desenvolvimento do seu talento na arte de desenhar. Contudo, mesmo assim teve permissão aos 14 (quatorze) anos de idade para ter aulas no Kansas City Art Institute.


Foto: Walt Disney e sua ambulância


Como não havia atingido a maioridade, foi-lhe recusada permissão quando procurou alistar-se no exército durante a Primeira Guerra Mundial em 1918. Conjuntamente com um amigo, decidiu então juntar-se à Cruz Vermelha. Pouco tempo depois, foi enviado para França, onde passou um ano a dirigir ambulâncias da Cruz Vermelha.

Já com 18 (dezoito) anos de idade Walt retornou a Kansas City, onde iniciou sua carreira como cartunista de propaganda, trabalhando em um estúdio pequeno denominado Gray Advertising Company.



Em 1920, Disney criou e comercializou os seus primeiros desenhos animados e, mais tarde, aperfeiçoou um novo método para combinar animação com atores reais. Com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, criou a pequena produtora “Laugh-O-Gram”, que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes.

Já em agosto de 1923, deixou Kansas City e seguiu para Hollywood, levando apenas material de desenho, 40 dólares no bolso, um filme de desenho animado e atores reais, já terminado.

Seu irmão, já estava na Califórnia, com imensa dose de simpatia e encorajamento e 250 dólares. Reunindo suas economias, eles emprestaram mais 500 dólares e construíram uma câmara na garagem do tio. Logo receberam um pedido de Nova York para o primeiro curta-metragem, “Alice Comedy”, uma série em que uma moça convivia com personagens e cenário animado. A dupla começou sua produção nos fundos de uma imobiliária de Hollywood, a dois quarteirões.

Foi durante este tempo de imenso trabalho em que Walt conheceu sua futura esposa, Lilian Bonds. Em 13 de julho de 1925, Walter Elias Disney casou-se com Lillian – uma de suas primeiras funcionárias – em Lewiston, Idaho. Eles tiveram duas filhas Diane, casada com Ron Miller, ex-presidente e executivo-chefe da Walt Disney Productions; e Sharon Disney Lund. Os Millers tiveram sete filhos.

Depois de Alice, veio Oswald, o coelho sortudo, destaque-se que nesta época da sua carreira Walt deixa sua atividade como desenhista e passa a empenhar-se na produção. Oswald foi um grande sucesso o que levou à reavaliação dos valores dos contratos quanto aos preços dos filmes.

Foi para Nova York, onde foi apanhado de surpresa. O patrão para quem Walt desenhou Alice e Oswald, roubou-lhe os personagens, a equipe de desenhistas e as encomendas, porque as mesmas não foram assinadas em seu nome. Walt enviou um telegrama ao irmão dizendo que tudo estava certo e para não se preocupar, pois ele já tinha em mente uma personagem espetacular: Mickey Mouse.

.

.

Induvidosamente a maior criação de Walt Disney foi Mickey Mouse, personagem inventado por ele durante uma viagem de trem de Nova Iorque à Califórnia em 1928 para competir com o sucesso do Gato Félix. O camundongo desenhado a partir de uma série de círculos, provou ser ideal para o desenho animado e se tornaria o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney. Nessa época, a produção passou a ser mais organizada: Roy cuidava da parte financeira, Walt produzia e dirigia, e Iwerks desenhava.

Inicialmente o nome de Mickey Mouse era Mortimer. Contudo, graças a sugestão da esposa de Walt, o nome do nosso querido ratinho foi alterado para Mickey antes do seu lançamento.

.

.

Assim, Mickey Mouse foi criado em 1928, e o seu primeiro desenho intitulado “Plane Crazy”seria lançado. Todavia, antes que o trabalho pudesse ser finalizado, o som irrompeu nas telas do cinema. Desta forma, Mickey teve a sua estréia com o desenho sonoro intitulado “Steamboat Willie”, que foi o primeiro desenho animado sonoro, apresentado no Colony Theatre em Manhattan, Nova York, em 18 de novembro de 1928, para uma enorme platéia que aguardava ansiosa pela primeira aparição de Mickey Mouse. Apenas a título de curiosidade, a voz de Mickey foi gravada pelo seu próprio criador, Walt Disney.

Inicialmente, Mickey bebia e fumava, mas a popularidade que ganhou em pouco tempo foi tão grande que Walt Disney resolveu torná-lo politicamente correto já em 1930.

Surgiram, em seguida, outros personagens para contracenar com o famoso camundongo: Minnie, Pato Donald, Pateta e Pluto.

Com o sucesso da sua empreitada, a empresa de Walt – Disney Studios, ganhou muito dinheiro, além da notoriedade pelos excelentes desenhos animados que produzia.

O perfeccionismo de Walt pela arte da animação era imenso. Desta forma, assim que o Technicolor foi logo incorporado a sua animação “Silly Symphonies” (ou mais conhecido por aqui como Sinfônias Ingênuas), onde Mickey estreia ao lado de novos personagens. Em 1932, o filme intitulado “Flowers and Trees” desta série conferiu-lhe o primeiro de seus 32 (trinta e dois) Oscars.

Infelizmente, Pot Powers, um dos maiores sócios de Walt, manipulou o valor dos bilhetes para enriquecer. A jovem empresa Disney prosseguiu, um pouco empobrecida, mas Walt tinha uma carta na mão: o primeiro longa-metragem sonoro e em cores.

Aguarde as próximas partes deste Especial aqui no Disney Mania!

 

 

http://www.ocamundongo.com.br/wp-content/uploads/2010/10/promocao-aniversario-em-dobro-disneymania-final3.jpg
Compartilhe.

Sobre o Autor(a)



  • Ian

    Muito bom saber coisas da Disney que eu nem imaginava! Parabéns pelo post =D Fico cada vez mais ansioso pra ir um dia pra Orlando ver de perto esse mundo mágico :)

  • BelotoCabral

    Uau! Ótima iniciativa do site! Sempre quis conhecer um pouco mais sobre Walt Disney!
    Mas que sacanagem que fizeram com esse caso do Oswald, hein? Ainda bem que ele sempre tinha" uma carta na manga"! E amo as "Silly Simphonies"! “Flowers and Trees” é ótima, sem falar de "The Three Little Pigs"! Mas minha predileta é "The Goddess of Spring"!
    No aguardo para a parte II !!!

    • Haha, valeu Luís!
      A segunda parte já está quase pronta!

  • Akain

    MUITO bom! Muito bom mesmo. Parabéns pela matéria… muito bem escrita e feita de forma a aguçar a vontade de leitor para os próximos episódios.
    Gostaria de saber como faço para entrar em contato com o pessoal da Disneymania. Algum e-mail para contato?

    • Opa, muito obrigado! :)

      Claro, segue abaixo a nossa página com detallhes sobre contato:
      http://www.disneymania.com.br/contato/

      • Akain

        Na verdade eu queria só agradecer mesmo e dizer que posto muita coisa daqui em um fórum que eu frequento sobre games e outros assuntos onde sou colaborador. Tenho um tópico sobre clássicos onde a maioria das news que posto, vem daqui e do animatoons. 😛
        Caso interesse em dar uma olhada em um dos meus muitos tópicos, segue o link: http://www.startselect.com.br/forum/index.php?sho

        Abs 😉

  • Igor

    Belíssimo artigo, Jonas!
    Quem conhece a história de Walt Disney deve ter pirado ao ler essa última frase.
    Não havia maneira melhor de aguçar os leitores.
    No aguardo das próximas partes.

  • Eu agradeço em nome do site, mas os créditos são da nossa colaboradora Nathalia!

    Ela ficou desde Março pesquisando para trazer o melhor ao leitores neste mês especial de aniversário!

    Prepare-se para mais partes! :)

  • ramom roriz alves

    eu adorei ver isso na verdade ja sabia mas e muito bom ver de novo parabens !!!!!!!! tenho certeza que sou um grande fã da disney .

  • Akain

    Exatamente. lol
    Vejo isso pelo fórum que frequento. Geral ta na maior curiosidade. Mas nem farei spoiler… eles que esperem! Hahahah

  • jefferock

    Show de bola!!
    gostei demais do post..
    saber mais sobre a hisória que marcou a infancia de todos é mais q prestigio…

  • guilherme222

    ea segunda parte não vai sair?obrigado

    • Haha, está nos ajustes finais! 😀

  • antonyo alves

    Nossa dava ate para fazer um filme com essa historia maravilhosa….

  • bolotajr

    É o estúdio referência e pioneiro em tudo o que faz. Começou ingênuo e se tornou a maior produtora da História em se tratando de animação. Ninguém bate a Disney. Ela está um pouco fora do seu caminho, mas já provou estar voltando para casa com o lançamento de Enrolados e A Princesa e o Sapo. Está voltando pra casa e que fique lá pra nunca mais sair!

  • Letícia

    eu gostaria de saber em que ano foi criada a disney; eu tenho um trabalho para fazer e precisava saber; este site me ajudou bastante eu pude copiar as imagens. valew.

  • mt bom adorei esse site pena q n continua nehh… :Ss mais eh mt bom!

  • janaina

    Olá, o tema de aniversário do meu filho de quatro anos é Disney, gostaria de colocar curiosidades sobre os persongaens nas mesas dos convidados, mas so tenho material sobre o mickey, gostaria de saber se vcs podem me ajudar. Queria muito conhecer sobre o pato doanld, pluto, pateta,minie, margarida, clarabela. um abraço

  • Marianne Ribeiro

    Eu amei conhecer a história de como começou a Disney, estava pesquisando um trabalho sobre os clássicos da Disney pro meu filho é um trabalho escolar e me ajudou muito, obrigado.